Insígnia do Centenário
A insígnia do centenário tem como conceito uma construção que nos remete para as nossas atividades no campo, um elemento tipicamente escutista e que nos caracteriza. Esta construção tem duas componentes: os pilares que lhe dão corpo e são a sua base estática que perdura no tempo; e a corda que ajuda a manter os pilares estáveis e unidos, que adapta a estrutura às necessidades da construção.
Estes cinco pilares representam os nossos alicerces, o que nos dá Corpo enquanto Associação:
Lei, Promessa, Princípios, Mística e Simbologia
Identidade Católica
Comunidade, Serviço, Boa Ação, Sistema de Patrulhas e Relação Educativa
Aprender fazendo, progressão individual
Vida na natureza
As nervuras gravadas nos troncos pretendem representar o caminho percorrido enquanto Associação neste século da nossa história, os nossos 100 anos de crescimento e de construção.
A corda é o elemento mais dinâmico da imagem, simboliza a ação de cada escuteiro, as atividades, o movimento e a cor.
Esta insígnia, tem a sua dinâmica, que está disponível para todos os escuteiros:
A cada um dos pilares está associada uma atividade/projeto/oportunidade das comemorações do Centenário, a serem vividas em ação local ou nacional. Cada Junta Regional, Junta de Núcleo, Agrupamento ou Unidade podem propor atividades, relacionadas com as celebrações do centenário, que estejam associadas a cada pilar. Com a participação em uma ou mais oportunidades associadas a cada símbolo, o escuteiro terá acesso a uma peça em metal que poderá ser cosida por cima da insígnia.
Assim, para obter cada peça de metal, deves:
Tenda: Completar 6 missões do jogo Foca o FuTUro ou propor uma atividade onde se aplique o aprender fazendo e o progresso pessoal.
Fogo: Organizar uma cerimónia de partilha da Luz da Paz de Belém em 2022 ou participar na Jornada Mundial da Juventude ou propor uma atividade onde se aplique a identidade católica.
Flor de Lis: Participar nas cerimónias de celebração do dia do Centenário (27 de maio de 2023) ou propor uma atividade onde se aplique a Lei, Promessa, Princípios, Mística e Simbologia.
Comunidade: Organizar uma atividade que envolva a sua comunidade com o Agrupamento.
Natureza: Planear uma atividade que promova a melhoria de um espaço exterior comum.
Todos os associados podem adquirir as insígnias do Centenário no DMF Nacional, através deste formulário, que deve ser descarregado e preenchido. Em seguida, basta efetuar o pagamento e enviar o respectivo comprovativo e o formulário para o e-mail centenario@escutismo.pt.
Para adquirir as peças de metal devem preencher um segundo formulário com uma breve descrição da atividade que realizaram para obter a peça correspondente e aguardar um contacto por e-mail.
As insígnias e peças de metal podem ser encomendadas individualmente ou em grupo. Aconselhamos a que procurem concentrar as encomendas, para evitarem custos de portes desnecessários.
Sendo uma insígnia de atividade, deverá ser usada no braço direito da camisa, até um ano após o encerramento das celebrações do Centenário do CNE (e, no máximo, até 31 de outubro de 2024).
Qualquer questão relacionada com este processo deverá ser remetida para centenario@escutismo.pt.